A cerimônia de despedida é o momento em que familiares e amigos prestam homenagens à pessoa falecida, importante para relembrar momentos vividos e lidar melhor com o luto e a dor da perda.
É necessário conservar as tradições que acompanham os rituais fúnebres para que todos possam prestar suas condolências e emoções aos mais próximos.
Momento de despedida
A cerimônia de despedida é o último momento em que todos podem encontrar um espaço acolhedor para refletir, juntos, os momentos vividos com a pessoa falecida. Há uma troca de apoio entre aqueles que compartilham o carinho e amor pela mesma pessoa.
Muitas dúvidas surgem quando o assunto é organizar uma despedida que represente toda a essência de quem partiu. Por isso, é importante contar com o apoio de uma equipe completa de profissionais especializados, que auxiliarão você pelo melhor caminho, respeitando as crenças e vontades da família.
Por onde começar?
É importante entender se o falecido manifestou em vida, a intenção de ser sepultado ou cremado, além de entender se gostaria de alguma cerimônia religiosa, ligada às suas crenças e tradições e, até mesmo, saber quais as flores preferidas e ornamentos que poderiam manter viva sua memória.
Existem termos legais e burocráticos que devem ser seguidos antes da realização da cerimônia, como a assinatura de dois profissionais da saúde no atestado de óbito e a declaração de vontade, assinada em vida, no caso de cremação.
Neste momento delicado, nem sempre conseguimos organizar a despedida como gostaríamos. Afinal, precisamos respeitar nosso momento de luto e de processar as emoções.
Por isso, é fundamental ter ao seu lado uma empresa qualificada e profissionais capacitados para auxiliar durante esse processo.
Fale com nossos consultores e conheça nossas opções de homenagens e serviços funerários.
ENTRE EM CONTATO
Funerária em Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Mongaguá, Itanhém e Guarujá.